Seguro de vida e previdência privada são a mesma coisa?

//Seguro de vida e previdência privada são a mesma coisa?

Seguro de vida e previdência privada são a mesma coisa?

Quando falamos em futuro, tudo é incerto! A qualquer momento um imprevisto pode acontecer e mudar todo o seu planejamento de vida para melhor ou para pior, afinal ninguém sabe o que vai acontecer no amanhã.

Prevenção é o melhor jeito de planejar o seu futuro, e atualmente no mercado existem algumas possibilidades para se organizar frente ao futuro incerto. Uma das possibilidades é a contratação de uma previdência privada. Com as mudanças nas leis trabalhistas, esta modalidade tem ganhado mercado frente as dificuldades para se aposentar pela previdência pública. Outra possibilidade que muitas pessoas têm “vendido” como opção é o seguro de vida, entretanto apesar de elas possuírem finalidades parecidas, acabam se tornando coisas diferentes.

Para você descobrir qual é a função de cada uma destas 2 (duas) opções, entender qual é o melhor caminho para você planejar o seu futuro e ficar um pouco mais protegido dos imprevistos que a vida pode trazer, trouxemos as diferenças entre um seguro de vida e a previdência privada.

O seguro de vida

O seguro de vida se trata de um acordo entre uma pessoa (segurado) e uma seguradora onde a seguradora assume o ônus de proteger você das incertezas que o futuro pode trazer, em caso de acidentes, invalidez, doenças graves ou até a morte.

Na hora de contratar o seu seguro você escolhe quais as necessidades que se encaixam dentro do seu perfil diante das coberturas e garantias que a seguradora oferece, dessa forma, caso ocorra alguma avaria você será indenizado ou terá, por exemplo, o tratamento da sua doença pago pela seguradora.

Em casos de morte, a seguradora indenizará no valor total do prêmio estipulado na apólice, os beneficiários que você escolheu na hora de contratar. Dessa forma, em caso de sua falta, sua família poderá continuar vivendo a sua vida com uma tranquilidade financeira ou quem sabe poderá começar de novo a partir dessa indenização, sem prejuízos no perfil de vida.

Dependendo das coberturas contratadas na aquisição de seguro, em caso de morte, a seguradora se responsabilizará inclusive pelos estudos do seu filho, por exemplo, mas isso estará sempre especificado em contrato.

Vale lembrar que todas as coberturas e garantias que o seu seguro de vida possui, estão especificados na apólice, você deve estar atento, para não ocorrer nenhuma surpresa, caso ocorra algum problema com você.

Outra vantagem do seguro de vida é a assistência funeral, com ela os momentos difíceis poderão ser mais fáceis de serem contornados, evitando gastos extras nesses momentos tão sensíveis que passamos.

Se você se interessou pelo seguro de vida, pode se informar aqui mesmo no nosso blog, temos várias explicações mais detalhada das vantagens de contratar um serviço desse tipo. Confere lá!

Previdência privada

Diferentemente de um seguro de vida, a previdência privada não é um seguro, é um “investimento” para seu futuro. Ela funciona como um complemento da previdência social, você tem um incremento na sua aposentadoria, já que muitas vezes o valor pago pelo INSS não é o bastante para manter o padrão de vida que você construiu.

Se você é sócio ou dono de uma empresa, por exemplo, geralmente a sua renda tem como base o salário mínimo, e o complemento se faz pela divisão dos lucros, dessa forma na hora da sua aposentadoria você só receberá o valor em cima de um salário mínimo. Além do mais, o futuro de um negócio é sempre incerto, o que pode ser muito lucrativo hoje, pode não ser mais para frente.

É importante lembrar que se você opta por fazer uma previdência privada, deve ter muita disciplina com os pagamentos mensais que serão feitos ao longo dos anos. Se trata de um investimento a longo prazo, são esses valores que irão te garantir uma boa renda futuramente. Seja esperto!

Uma última vantagem da previdência privada, é que ela não funciona somente como uma aposentadoria, mas sim como um investimento, você pode, por exemplo fazer um plano para pagar os estudos do seu filho futuramente, é uma maneira simples de guardar dinheiro para quem tem dificuldade e falta de disciplina.

Como funciona a tributação sobre esses serviços?

O valor da tributação algumas vezes acabam deixando o serviço menos interessante, devido ao menor proveito tirado pelo contratante, então analisá-lo é muito importante.

Como a previdência privada é considerado um investimento, existem sim uma tributação, o valor vai depender do plano contratado, podendo você pagar valores menores ou maiores.

No PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) você poderá abater 12% da sua renda anual no imposto de renda, entretanto o montante final será tributado, seja nos pagamentos mensais ou no resgate.

O VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) não possui a opção de abatimento no imposto de renda, mas na hora do resgate ou dos pagamentos mensais, o valor tributado será somente sobre os rendimentos, não sobre o valor total.

Como falamos anteriormente, o seguro de vida não se trata de um investimento, e sim de uma forma de blindagem patrimonial. Dessa forma não existem impostos sobre o serviço, em casos de herança ele também é livre dos tributos e impenhorável diferentemente da previdência privada.

Em caso de morte do segurado, o seguro de vida também não entra no inventário, ou seja, os beneficiários terão uma burocracia menor para receber a sua indenização, aliviando um pouco as dores de cabeça nesse momento tão delicado.

De forma geral, tanto o seguro de vida quanto a previdência privada são ótimas formas de se proteger de imprevistos e também de planejar o seu futuro. Entretanto, é fundamental que você entenda que são coisas bem diferentes. Você deve achar o que melhor se encaixa no seu perfil e no que está procurando, inclusive considerar contratar os dois é uma opção bem válida.

Procure a Preview e mostraremos a melhor forma de você evitar os imprevistos que o futuro nos traz. Já aproveite e venha tomar um café conosco!

2020-07-14T12:14:38-03:00