Previdência Privada

//Previdência Privada
Previdência Privada2020-05-29T18:16:33-03:00

Project Description

Muita gente procura uma forma diferente de investimento, para não passar sufoco na hora da aposentadoria, ou somente ter um dinheiro extra a longo prazo, como muitas pessoas tem dificuldade de guardar dinheiro e a poupança não costuma ser algo muito rentável, existem outras formas de investir seu dinheiro de uma forma segura e quase sem risco, uma delas é previdência privada, e a procura por ela vem aumentando significativamente nos últimos tempos.

A Previdência certamente vai te ajudar a trazer aquele sossego futuro, te ajudar a comprar a casa tão sonhada ou bancar a faculdade do seu filho, evitando imprevistos daqui algum tempo, que por sinal passa voando depois de certa idade, diferente do que muitos pensam, uma previdência privada não se trata somente de uma aposentadoria, mas sim de um investimento a longo prazo que trás resultados.

Faça uma cotação gratuita

Preencha o formulário abaixo e garanta o melhor custo benefício, oferecido por nossos especialistas.


Seus dados estarão 100% seguros e nunca serão compartilhados.

Do que se trata realmente uma previdência privada?

Esse tipo de plano de investimento se trata de um plano complementar da aposentadoria pública, ou seja, ela não tem nenhuma ligação com o INSS. A responsável por controlar os planos de previdência privada é a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

O plano de previdência privada, primeiramente está ligado a aposentadoria mas na verdade ele pode ser usado como um investimento seguro para outras coisas
como por exemplo, pagar o estudo do seus filhos ou quem sabe comprar um carro futuramente, o que importa é saber que quanto mais cedo começa o investimento e quanto mais dinheiro é investido, maior é o retorno futuramente.

Outro ponto muito importante, é que como a maioria dos investimentos, esse tipo de plano possui um prazo para rendimento, ou seja, para não atrapalhar o rendimento do seu dinheiro, o ideal é esperar o final do prazo estipulado para fazer qualquer tipo de retirada, mas isso vamos explicar melhor no próximo tópico.

Como funciona o plano de previdência privada?

O plano, geralmente é oferecido por bancos e seguradoras, quando a pessoa tem interesse nesse tipo de investimento, é possível fazer um cálculo, para saber qual o valor que você deve reservar para chegar ao rendimento pretendido no tempo escolhido por você.

Melhor explicando, vamos pensar na seguinte situação, você tem interesse em um plano de previdência privada,você deseja se aposentar daqui 30 anos e deseja possuir um valor x ao final desse tempo, na hora de contratar esse plano, é feita uma estimativa do valor que você deve guardar mensalmente para que no final desses 30 anos você possua a quantia desejada.

Quais são as diferenças entre a Previdência Privada e a Previdência Convencional?

Nesse ponto a gente precisa entender que as duas se tratam de coisas distintas, a previdência convencional, chamada de previdência social se trata de algo público e é controlada pelo governo, diferentemente da previdência privada que como já dito, é controlada pela SUSEP, mas deixa eu explicar melhor.

-Previdência Social

A previdência social é pública e também obrigatória, todo brasileiro que trabalhe com carteira assinada em uma empresa ou para uma pessoa física é segurado da previdência social, mesmo que de alguma maneira você não queira se aposentar pelo INSS.

Por fim, ela também oferece amparo ao trabalhador em caso de doenças, acidentes e gravidez por exemplo.

-Previdência Privada

A previdência privada, é uma previdência complementar, ela pode ser usada para incrementar a renda que você tem por INSS, diferentemente da previdência social, ela é oferecida por bancos e seguradoras e não é obrigatória, além de você possuir a comodidade de escolher a instituição em qual deseja fazer a sua previdência, você também tem o direito a portabilidade.

E quais as vantagens de possuir um plano de previdência privada?

Primeiramente em um investimento desse tipo, você tem a liberdade de escolher o quanto você quer gastar, qual o tempo de seu investimento e também o tipo de plano que você quer fazer, essa flexibilidade é muito boa para um investimento.

Além de ser considerado um investimento seguro, a previdência privada é geralmente feita por débito automático, então se você costuma esquecer as coisas, pode ter certeza que os investimentos vão ser transferidos todos os meses.

Se além disso você também está procurando um tipo de investimento diferente de uma poupança que costuma render menos, e tem dificuldade de guardar dinheiro, a previdência privada é o tipo de investimento ideal.

E quais os tipos de previdência privada existentes?

Existem basicamente 2 tipos de previdência privada, a fechada e a aberta.

A previdência fechada são fundos privados, que se destinam a grupos de pessoas, sendo eles funcionários de instituições públicas ou privadas.

A previdência aberta é dividida em dois tipos, o PGBL (Plano gerador de benefício livre) e o VGBL (Vida gerador de benefício livre) que consistem em:

-PGBL

Funciona como um acréscimo de renda para a pessoa, os pagamentos são feitos mensalmente podendo ser deduzidos do imposto de renda, desde que o valor não ultrapasse 12% da sua renda bruta anual. É importante saber que nesse tipo de plano, na hora do resgate, os impostos serão cobrados, ou seja, todo valor aplicado e os rendimentos.

-VGBL

Esse tipo de plano funciona como um seguro pessoal para quem investe e faz suas contribuições regulares, porém ele não pode ser deduzido do imposto de renda, como no caso do PGBL. No VGBL os impostos cobrados na hora do resgate são cobrados somente sobre os rendimentos, excluindo impostos sobre o valor aplicado.

Por fim, vale a pena investir em uma Previdência Privada?

Como já dito antes, a Previdência Privada é considerada um investimento seguro, e comparado a poupança, ela trás um melhor rendimento a longo prazo, sem falar da comodidade do débito automático, com as idas e vindas do INSS é sempre bom ter uma segunda opção, além disso você pode usar esse tipo de plano para outros investimentos futuros já que não é obrigatoriamente uma aposentadoria, o ideal é, na hora de fazer uma previdência, colocar na ponta do lápis qual a melhor opção para você, dessa forma você pode garantir que na hora do fim do seu investimento, você terá o valor desejado.

FALE CONOSCO AGORA MESMO